Diferencial da Curumim
Sobre o primeiro diferencial, podemos dizer que as linguagens artísticas – as artes cênicas, a dança, a música, as artes visuais e a literatura – se integram num lindo trabalho clínico e de formação de profissionais poeticamente chamado de PsicomotriciARTES. Trata-se de uma compreensão e uma prática da Psicomotricidade que não poderia deixar de lado as artes como potencializadora do desenvolvimento humano.
Já a natureza se faz presente desde o verde que invade a sala da CURUMIM, no Rio de Janeiro, por meio das amplas janelas de vidro, até às visitas ao nosso querido vizinho Parque Guinle, com os alunos da formação em Psicomotricidade e com os pacientes. Entender-se parte integrante da natureza é aspecto fundamental do nosso trabalho. Sementes, terra, folhas secas e outros elementos são usuais nas nossas vivências.
E, finalmente, temos como base teórica central a psicanálise winnicottiana que confere à Psicomotricidade por nós desenvolvida, para além de um embasamento teórico consolidado, um caráter sensível, acolhedor e criativo. Procuramos ser para nossos formandos e pacientes um espaço suficientemente bom que favoreça a integração psicossomática e a criatividade inerente a cada ser humano.