Formação em Educação Psicomotora

Fundamentação

A Curumim Formação em Educação Psicomotora se fundamenta em dois pilares metodológicos: o teórico e o prático. No primeiro deles, o objetivo é formar o profissional a partir das teorias psicomotoras, cujos fundamentos favorecem no esclarecimento do fenômeno psicomotor. Autores como Winnicott, Esteban Levin e Le Breton, Merleau-Ponty, Vygotsky e outros fundamentam o trabalho teórico da formação para o qual são propostos leituras, discussões, reflexões e trabalhos escritos. O segundo pilar, não menos importante que o primeiro, abarca a formação pessoal do profissional, exclusivamente prática. Esta será alcançada por meio de vivências psicomotoras, maratonas e de oficinas de arte-Educação, relaxação, consciência corporal e expressão corporal. Durante as práticas, o profissional terá a possibilidade de vivenciar o seu corpo e suas relações de maneira harmoniosa e alegre, a fim de favorecer sua saúde emocional e psicomotora e, consequentemente, de seus alunos.

Por meio de uma divisão em três módulos, a formação acontecerá numa dinâmica teórico-prática equânime, proporcionando experiência e discussão em níveis elevados através de seus fundamentos.

 Carga horária total da formação: 500 horas

– 220 horas presenciais: um final de semana por mês (sábado e domingo) das 8 às 18h;
– 70 horas de atividades teóricas online através do uso da internet;
– 60 horas de Prática de Observação Psicomotora em Instituições públicas e privadas associadas a Curumim ou escolhidas pelos formandos;
– 30 horas de Maratona Psicomotora com duração de um final de semana;
– 60 horas de Produção Científica com apresentação de artigo ao final da Formação, com um seminário em cada módulo, totalizando 60 horas;
– 60 horas de supervisão (individual e em grupo).

Programação

1º MÓDULO

  • História da Psicomotricidade;
  • Fundamentos teórico-práticos da Curumim FEP;
  • O Corpo e suas representações de acordo com os fundamentos teórico-práticos da Curumim FEP;
  • A observação e estimulação dos principais aspectos psicomotores;
  • Características da prática psicomotora com crianças, adolescentes, adultos e idosos;
  • Atividades lúdicas e de arte-educação;
  • Atividades de Expressão Corporal;
  • 1º Seminário:
    • Tema: a) O ensino e a aprendizagem para Levin;
    • Tema: b) Concepções corporais em Le Breton.
  • O uso do corpo na escola;
  • Supervisão individual e em grupo.

2º MÓDULO

  • O uso do corpo na escola;
  • A expressão corporal em Patrícia Stokoe;
  • As Estruturas Psicomotoras para o desenvolvimento e organização do sujeito;
  • Observações, Avaliação Psicomotora e Encaminhamento 1;
  • Jogos espaciais e Consciência Corporal;
  • Vivências psicomotoras;
  • 2º Seminário:
    • Tema a) Winnicott – O ser humano e o brincar;
    • Tema b) Bauman e o corpo contemporâneo.
  • Maratona Psicomotora;
  • Observações sobre a Residência Docente;
  • A articulação da Psicomotricidade com a Teoria do Amadurecimento Emocional de Winnicott;
  • Supervisão Individual e em grupo.

3º MÓDULO

  • Observações, Avaliação Psicomotora e Encaminhamento 2;
  • O desenvolvimento e a estrutura em construção no sujeito;
  • As 3 Unidades Funcionais do Cérebro segundo Lúria;
  • BOA – Bases Orientadoras das Ações;
  • ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal;
  • Vivências psicomotoras;
  • 3º Seminário: Tema: a) A aprendizagem em Vygotsky,
  • Maratona Psicomotora;
  • Observações finais sobre a Residência Docente;
  • Supervisão em Grupo. 

Investimento

O valor da entrevista e inscrição será de R$ 200,00 (Duzentos reais).

A mensalidade da Formação será de R$ 350,00 (Trezentos e Cinqüenta Reais)