Formação em Psicomotricidade

FORMAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE – EDUCACIONAL E CLÍNICA

Formação certificada pela Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP)

Turma 8 – Turma 2024 

Início: 13 de abril de 2024
Término: fevereiro de 2025
Duração: 12 meses

Quando acontece: 

Encontros PRESENCIAIS: um final-de-semana por mês
Horário: 8h às 18h (sábado e domingo)

Local: Casa 38

Rua Miguel Pereira 38 – Humaitá, Rio de Janeiro.
(Acesso ao metrô superfície muito fácil e próximo.)

Encontros ONLINES: um sábado no mês

Horário: 9h às 17h30

 CALENDÁRIO

9 e 10 de março de 2024 – Presencial
23 de março de 2024 – Online
13  e 14 de abril de 2024 – Presencial
27 de abril de 2024 – Online
18 e 19 de maio de 2024 – Presencial
4 de maio de 2024 – Online
22 e 23 de junho de 2024 – Presencial
8 de junho de 2024 – Online
13 e 14 de julho de 2024 – Presencial
13 de julho de 2024 – Online
17 e 18 de agosto de 2024 – Presencial
24 de agosto de 2024 – Online
14 e 15 de setembro  de 2024 – Presencial
21 de setembro de 2024 – Online
26 de Outubro de 2024 – Online
9 e 10 de novembro de 2024 – Presencial
07 e 8 de dezembro de 2024 – Presencial
25 e 26 de janeiro de 2025 – Presencial
15 e 16 de fevereiro de 2025 – Presencial

OBJETIVOS

  • Formar Psicomotricistas capazes de atuar com ética, embasamento teórico e criatividade nas áreas da Educação e da Clínica Psicomotora;
  • Favorecer a integração entre a teoria e a prática psicomotora por meio de uma formação pessoal e profissional verdadeiramente teórico-prática;
  • Desenvolver um olhar aprofundado sobre as questões relativas ao desenvolvimento psicomotor do ser humano em todas as faixas etárias;
  • Explicitar o fenômeno psicomotor, no campo educativo e clínico, em seus eixos filosófico, sociológico, psicanalítico e artístico;
  • Promover reflexões e práticas psicomotoras acerca do entrelaçamento entre a Psicomotricidade, a Psicanálise Winnicottiana, a natureza e as artes;
  • Desenvolver a criatividade por meio de práticas psicomotoras artísticas (expressão corporal, artes visuais, teatro, dança, música e literatura), de modo a favorecer o potencial criativo do psicomotricista;
  • Valorizar a diversidade, inclusive nos pressupostos teóricos da Formação, ao trabalhar inclusive com autoras/autores sul-americanos, negros e indígenas;
  • Inter-relacionar a psicanálise de Winnicott, ao fazer artístico-pensante de Patrícia Stokoe, ao pensamento de Chul Han, de Lea Tiriba, de Ailton Krenak e da formadora Sabrina Toledo, de modo a promover um trabalho original em Psicomotricidade;
  • Fundamentar a atuação do psicomotricista nas instâncias educacionais e clínicas a partir dos pressupostos teórico-práticos que embasam a Curumim Psicomotricidade.

 

*PRINCIPAIS TEMAS TEÓRICO-PRÁTICOS*

  • A Psicomotricidade e sua história;
  • As bases teóricas da Psicomotricidade; 
  • A formação pessoal do psicomotricista;
  • Educação e Clínica Psicomotora para todas as faixas etárias;
  • Desenvolvimento Psicomotor;
  • Educação Psicomotora e Expressão Corporal;
  • “PsicomotriciARTES” e natureza;
  • Diversidade na Psicomotricidade Educacional e Clínica; 
  • Estruturas Psicomotoras;
  • Distúrbios Psicomotores;
  • Avaliação Psicomotora;
  • O fazer clínico e seus desdobramentos;
  • Introdução à obra de Donald Winnicott;
  • O paradigma winnicottiano e a Psicomotricidade;
  • O brincar na clínica psicomotora winnicottiana;
  • Entrelaces teóricos entre a Psicomotricidade e pensadores da contemporaneidade;
  • Gerontopsicomotricidade.

SOBRE A FORMADORA

Sabrina Toledo é Doutora e Mestre em Saúde Coletiva, psicomotricista clínica e educacional, winnicottiana, bailarina, arte-educadora, professora de pós-graduações lato-sensu de Psicomotricidade, fundadora e diretora da Curumim Psicomotricidade, sócio-titular e sócio-formadora da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP). 

Atua como psicomotricista há mais de 20 anos, contribuindo com seu trabalho clínico e educacional, suas pesquisas acadêmicas e suas publicações.

PROFESSORAS DA CURUMIM PSICOMOTRICIDADE

Anne Caroline de Assis

Pedagoga, especialista em Educação Psicomotora (CPII), psicomotricista formada pela Curumim Psicomotricidade e professora da Curumim Psicomotricidade.

Danielle Inocencio

Mestre em Arquitetura Paisagística, professora da Universidade Católica de Petrópolis, sócio-diretora da AUTstar Desenvolvimento Psicomotor, psicomotricista formada pela Curumim Psicomotricidade, professora da Curumim Psicomotricidade e sócio-titular da ABP.

PROFESSORAS CONVIDADAS

  • Ciça Mello – Formada em comunicação, mestre em Psicologia Comportamental. Co-fundadora do Movimento Paratodos e voluntária na diretoria do Instituto Apontar e do Banco da Providência.
  • Cristie Campello – Doutora em Memória Social (UNIRIO), especialista em Geriatria e Gerontologia (UNATI/UERJ), Professora da Oficina de Psicomotricidade Arte e Memória (UNATI/UERJ), Psicomotricista (Anthropos) e sócio-titular da ABP. 
  • Katia Bizzo – Doutora em Educação, psicomotricista, pedagoga, especialista em Atendimento Educacional Especializado e pesquisadora da infância. Coordenadora do curso de pós-graduação em Educação Psicomotora do Colégio Pedro II.
  • Silvia Bocalletti – Psicanalista winnicottiana (IBPW). Tem formação em Análise Bioenergética (SABERJ), em Psicomotricidade (GACT) e em Fonoaudiologia.

CARGA HORÁRIA: 460 HORAS

  • 300 horas de Fundamentação Teórica, das quais:
    • 240 horas são presenciais;
    •  60 horas são on-line.
  • 100 horas de Formação Pessoal;
  •   60 horas de Supervisão em Psicomotricidade, das quais:
    •  30 horas são de Prática de Observação Psicomotora (POP);
    •  20 horas são de supervisão em grupo;
    •  10 horas são de supervisão individual.

 

PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO PSICOMOTORA

Para a realização das Práticas de Observação Psicomotora (POP), a Curumim oferece parceria com alguns espaços como a Escola Oga Mitá, o Instituto Tear, o Tabladinho e a AUTstar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA

A Formação em Psicomotricidade – *Educacional e Clínica* – da Curumim se fundamenta em dois pilares metodológicos imbricados: o prático e o teórico. O primeiro deles abarca a formação pessoal do psicomotricista, exclusivamente prática. Essa será alcançada por meio das práticas psicomotoras, vivenciadas em todos os encontros, assim como da viagem de Imersão Psicomotora. 

As práticas psicomotoras são compostas por vivências psicomotoras, de cunho relacional e lúdico, além de trabalhos de arte-educação, de arte-terapia, de integração à natureza, de consciência do movimento e de expressão corporal. Durante as práticas, o profissional terá a possibilidade de vivenciar o seu corpo e suas relações de modo a se tornar um psicomotricista criativo, integrado e apto a desenvolver seu ofício junto aos espaços educacionais e da área da saúde. Além da linda sala propícia para práticas corporais e aulas expositivas com projeção, a Curumim Psicomotricidade também se utiliza do seu querido vizinho, o Parque do Martelo, para realizar banhos de floresta à luz da teoria e da prática da Psicomotricidade. 

O segundo pilar, tão fundamental quanto o primeiro, tem como objetivo formar o profissional a partir de diferentes teorias complementares, cujos fundamentos favorecem o esclarecimento do fenômeno psicomotor. Para isso, são propostas leituras, reflexões, discussões em grupo, apresentação de Seminários no mês de julho de 2024, além da apresentação do Trabalho Final teórico-artístico em fevereiro de 2025.  

INVESTIMENTO

  • Entrevista Admissional com a Formadora Sabrina Toledo: R$ 300,00
  • Mensalidade: R$ 550,00

As supervisões em grupo acontecem dentro do horário previsto das aulas presenciais e já estão inclusas no preço da mensalidade. Já as dez horas de supervisões individuais (on-line ou presenciais) devem ser agendadas mensalmente, de março a dezembro de 2024. Cada supervisão individual possui o valor simbólico de R$ 50,00.