Formação em Educação Psicomotora – SP

Queridos(as) Curuminianos(as),

Sejam bem vindos à Formação em Educação Psicomotora da Curumim Psicomotricidade!

As aulas da Turma 2021 se iniciam no dia 27 de março às 8:30, conforme calendário abaixo.

A aulas da turma SP acontecerão da seguinte forma:

1) Março a dezembro de 2020: aulas on-line (horário discriminado abaixo*) em um final de semana por mês, nos seguintes horários:

8:30 às 10:30 – Teoria
10:30 às 10:40 – Intervalo
10:40 às 12:10 – Teoria
12:10 às 13:20 – Almoço
13:20 às 15:20 – Teoria
15:20 às 15:30 – Intervalo
15:30 às 17:30 – Supervisão

2) Janeiro de 2022: Duas semanas de atividades práticas (formação pessoal) – de 17 à 22/Jan./2022 e de 24 a 29/jan./2022 de 8h às 18h – em Belo Horizonte.

Será um intensivão!

3) Fevereiro de 2022 teremos férias dos profissionais da Curumim.

4) Março de 2022 – um final de semana de imersão psicomotora em uma linda casa em BH.

5) Abril e maio de 2022 – aulas on-line para fechamento do Curso (finalização dos artigos) em 2 sábados a serem agendados nos seguintes horários: 10h às 12h e 14h às 16h. 

Carinhosamente,

Ricardo, Sabrina e Equipe Curumim Psicomotricidade.

Objetivo Geral da Formação em Educação Psicomotora

Formar Psicomotricistas na área de Educação Psicomotora capazes de atuar na Educação Básica, Fundações, IES e demais instâncias educacionais, com um olhar crítico e aprofundado sobre as questões relativas ao processo educativo e sua complexidade, em seus eixos históricos, paradigmáticos, legais, sociais e psicomotores, visando o desenvolvimento e estruturação do ser humano.

Fundamentação Teórica do Curso

A Curumim Formação em Educação Psicomotora se fundamenta em dois pilares metodológicos: o teórico e o prático. No primeiro deles, o objetivo é formar o profissional a partir das teorias psicomotoras, cujos fundamentos favorecem no esclarecimento do fenômeno psicomotor. Autores como Winnicott, Esteban Levin e Le Breton, Bauman, Vygotsky e outros fundamentam o trabalho teórico da formação para o qual são propostos leituras, discussões, reflexões e trabalhos escritos. O segundo pilar, não menos importante que o primeiro, abarca a formação pessoal do profissional, exclusivamente prática. Esta será alcançada por meio de vivências psicomotoras, maratonas e de oficinas de arte-Educação, relaxação, consciência corporal e expressão corporal. Durante as práticas, o profissional terá a possibilidade de vivenciar o seu corpo e suas relações de maneira harmoniosa e alegre, a fim de favorecer sua saúde emocional e psicomotora e, consequentemente, de seus alunos.

Por meio de uma divisão em três módulos, a formação acontecerá numa dinâmica teórico-prática equânime, proporcionando experiência e discussão em níveis elevados através de seus fundamentos teórico.

Ao final de cada módulo será realizado um “Seminário” sobre os temas trabalhados no módulo.

Carga horária do Curso

  • 110 horas de Fundamentação Teórica;
  • 110 horas de Formação Pessoal Psicomotora;
  • 80 horas de Prática Supervisionada em Psicomotricidade:
    • 30 horas de Prática de Observação Psicomotora (POP);
    • 30 horas de supervisão em grupo;
    • 20 horas de supervisão individual.
  • 60 horas de Produção Científica e Seminários;
  • 40 horas de Imersão Psicomotora.

Temas da Programação dos Módulos

  • Introdução à Psicomotricidade;
  • História da Psicomotricidade;
  • Fundamentos teórico-práticos da Curumim FEP;
  • O Corpo e suas representações de acordo com os fundamentos teórico-práticos da Curumim FEP;
  • A Prática Psicomotora: A observação e estimulação dos principais aspectos psicomotores;
  • Introdução à Teoria de Winnicott;
  • Diálogo tônico: A silenciosa comunicação Mãe-Bebê;
  • Jogo e Ludicidade;
  • O papel pedagógico no jogo;
  • O eixo corporal;
  • Tudo que eu precisava aprender, aprendi no Jardim de Infância;
  • Características da prática psicomotora com crianças, adolescentes, adultos e idosos;
  • Atividades lúdicas e de arte-educação;
  • Atividades de Expressão Corporal;
  • A expressão corporal em Patrícia Stokoe;
  • O uso do corpo na escola;
  • Base teórica de Esteban Levin;
  • O corpo ajuda o aluno a aprender;
  • As Estruturas Psicomotoras para o desenvolvimento e organização do sujeito;
  • Observações, Avaliação Psicomotora e Encaminhamento;
  • Jogos espaciais e Consciência Corporal;
  • Vivências psicomotoras;
  • Vida simples – mais perto da natureza;
  • Criança da natureza;
  • Winnicott – O Brincar e a realidade
  • A articulação da Psicomotricidade com a Teoria do Amadurecimento Emocional de Winnicott;
  • O desenvolvimento e a estrutura em construção no sujeito;
  • As 3 Unidades Funcionais do Cérebro segundo Lúria;
  • BOA – Bases Orientadoras das Ações;
  • ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal;
  • Distúrbios Psicomotores;
  • A Psicomotricidade na prática;
  • A Educação Psicomotora na 3ª idade;
  • Educação Especial;
  • Imersão Psicomotora;
  • Observações finais sobre a Prática de Observação Psicomotora;
  • Supervisão individual e em grupo.

Local:
Rua Isidoro, 163, Sacomã, SP.

Investimento:
Entrevista e matrícula = R$ 200,00
Mensalidades = R$ 400,00 (15 parcelas)

Duração: 15 meses

Calendário do Curso para a Turma 2021:

27 e 28 de março/2021

17 e 18 de abril/2021

22 e 23 de maio/2021

26 e 27 de junho/2021

17 e 18 de julho/2021

28 e 29 de agosto/2021

25 e 26 de setembro/2021

23 e 24 de outubro/2021

27 e 28 de novembro/2021

11 e 12 de dezembro/2021

Janeiro – 17/01 a 29/01/2022

26 e 27 de março/2022 – IMERSÃO PSICOMOTORA

09 de abril/2022 – SÁBADO

21 de maio/2022 – SÁBADO