Formação em Educação Psicomotora – BH
Queridos(as) Curuminianos(as),
Sejam bem vindos à Formação em Educação Psicomotora da Curumim Psicomotricidade!
As aulas da Turma 2021 se iniciam no dia 27 de março às 8:30, conforme calendário abaixo.
A aulas da turma BH acontecerão da seguinte forma:
1) Março a dezembro de 2020: aulas on-line (horário discriminado abaixo*) em um final de semana por mês, nos seguintes horários:
8:30 às 10:30 – Teoria
10:30 às 10:40 – Intervalo
10:40 às 12:10 – Teoria
12:10 às 13:20 – Almoço
13:20 às 15:20 – Teoria
15:20 às 15:30 – Intervalo
15:30 às 17:30 – Supervisão
2) Janeiro de 2022: Duas semanas de atividades práticas (formação pessoal) – de 17 à 22/Jan./2022 e de 24 a 29/jan./2022 de 8h às 18h – em Belo Horizonte.
Será um intensivão!
3) Fevereiro de 2022 teremos férias dos profissionais da Curumim.
4) Março de 2022 – um final de semana de imersão psicomotora em uma linda casa em BH.
5) Abril e maio de 2022 – aulas on-line para fechamento do Curso (finalização dos artigos) em 2 sábados a serem agendados nos seguintes horários: 10h às 12h e 14h às 16h.
Carinhosamente,
Ricardo, Sabrina e Equipe Curumim Psicomotricidade.
Objetivo Geral da Formação em Educação Psicomotora
Formar Psicomotricistas na área de Educação Psicomotora capazes de atuar na Educação Básica, Fundações, IES e demais instâncias educacionais, com um olhar crítico e aprofundado sobre as questões relativas ao processo educativo e sua complexidade, em seus eixos históricos, paradigmáticos, legais, sociais e psicomotores, visando o desenvolvimento e estruturação do ser humano.
Fundamentação Teórica do Curso
A Curumim Formação em Educação Psicomotora se fundamenta em dois pilares metodológicos: o teórico e o prático. No primeiro deles, o objetivo é formar o profissional a partir das teorias psicomotoras, cujos fundamentos favorecem no esclarecimento do fenômeno psicomotor. Autores como Winnicott, Esteban Levin e Le Breton, Bauman, Vygotsky e outros fundamentam o trabalho teórico da formação para o qual são propostos leituras, discussões, reflexões e trabalhos escritos. O segundo pilar, não menos importante que o primeiro, abarca a formação pessoal do profissional, exclusivamente prática. Esta será alcançada por meio de vivências psicomotoras, maratonas e de oficinas de arte-Educação, relaxação, consciência corporal e expressão corporal. Durante as práticas, o profissional terá a possibilidade de vivenciar o seu corpo e suas relações de maneira harmoniosa e alegre, a fim de favorecer sua saúde emocional e psicomotora e, consequentemente, de seus alunos.
Por meio de uma divisão em três módulos, a formação acontecerá numa dinâmica teórico-prática equânime, proporcionando experiência e discussão em níveis elevados através de seus fundamentos teórico.
Ao final de cada módulo será realizado um “Seminário” sobre os temas trabalhados no módulo.
Carga horária do Curso
– 110 horas de Atividades Teóricas presenciais
– 110 horas Atividades Práticas Presenciais
– 60 horas de Produção Científica (Artigo) e Seminários
– 60 horas de Prática de Observação Psicomotora (POP)
– 40 horas de Imersão Psicomotora(
– 40 horas de Supervisão em Grupo
– 20 horas de Supervisão Individual
– Total de horas do Curso: 440 horas
Temas da Programação dos Módulos
- Introdução à Psicomotricidade;
- História da Psicomotricidade;
- Fundamentos teórico-práticos da Curumim FEP;
- O Corpo e suas representações de acordo com os fundamentos teórico-práticos da Curumim FEP;
- A Prática Psicomotora: A observação e estimulação dos principais aspectos psicomotores;
- Introdução à Teoria de Winnicott;
- Diálogo tônico: A silenciosa comunicação Mãe-Bebê;
- Jogo e Ludicidade;
- O papel pedagógico no jogo;
- O eixo corporal;
- Tudo que eu precisava aprender, aprendi no Jardim de Infância;
- Características da prática psicomotora com crianças, adolescentes, adultos e idosos;
- Atividades lúdicas e de arte-educação;
- Atividades de Expressão Corporal;
- A expressão corporal em Patrícia Stokoe;
- O uso do corpo na escola;
- Base teórica de Esteban Levin;
- O corpo ajuda o aluno a aprender;
- As Estruturas Psicomotoras para o desenvolvimento e organização do sujeito;
- Observações, Avaliação Psicomotora e Encaminhamento;
- Jogos espaciais e Consciência Corporal;
- Vivências psicomotoras;
- Vida simples – mais perto da natureza;
- Criança da natureza;
- Winnicott – O Brincar e a realidade
- A articulação da Psicomotricidade com a Teoria do Amadurecimento Emocional de Winnicott;
- O desenvolvimento e a estrutura em construção no sujeito;
- As 3 Unidades Funcionais do Cérebro segundo Lúria;
- BOA – Bases Orientadoras das Ações;
- ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal;
- Distúrbios Psicomotores;
- A Psicomotricidade na prática;
- A Educação Psicomotora na 3ª idade;
- Educação Especial;
- Imersão Psicomotora;
- Observações finais sobre a Prática de Observação Psicomotora;
- Supervisão individual e em grupo.
Local: Ainda a ser definido
Investimento:
Entrevista e matrícula = R$ 200,00
Mensalidades = R$ 350,00 (15 parcelas)
Duração: 15 meses
Calendário do Curso para a Turma 2021:
27 e 28 de março/2021
17 e 18 de abril/2021
22 e 23 de maio/2021
26 e 27 de junho/2021
17 e 18 de julho/2021
28 e 29 de agosto/2021
25 e 26 de setembro/2021
23 e 24 de outubro/2021
27 e 28 de novembro/2021
11 e 12 de dezembro/2021
Janeiro – 17/01 a 29/01/2022
26 e 27 de março/2022 – IMERSÃO PSICOMOTORA
09 de abril/2022 – SÁBADO
21 de maio/2022 – SÁBADO